Notice: Undefined variable: navegador in /home/anteceso/public_html/movirede.php on line 50

Notice: Undefined variable: navegador in /home/anteceso/public_html/movirede.php on line 75
ERITHEYA

ERITHEYA

Arco de Medinaceli
Arco de Medinaceli (España)

Eriti

ERITHI

ERITHIA – ERITHEYA

No Arco de Medinaceli de Espanha tem gravada uma inscrição em caracteres Konii denominados também por Turtesis ( Tartesis ), em que se lê « ERITHI » de « ERITHIA » primitivo nome da Ilha « ERITHEYA » que se situa próximo de Cádiz, onde habitara « Gerión » um dos reis lendários de Turtesis, filho de « kallirhõe » e de «khrysaor» (o homem da falkata de ouro).

No reino Konii na área do actual Alentejo e Algarve, fora edificada uma cidade com o nome de « ERISANA » que significa « A Filha de Eri » ou seja « A Filha de Erithia », neta do rei « Gerión » e bisneta de « Khrysaor ». Essa cidade ficaria junto ao rio «Ana» sendo o nome desse rio o terminativo dessa cidade. Os árabes acrescentaram « Uadi » ( rio ) formando « Uadiana » actualmente « Guadiana ».

Também no mesmo rio Ana existira na antiguidade uma grande ilha fluvial denominada pelos Konii de « Akalli » onde nascera o rei Niro e provavelmente nessa mesma ilha situava-se a cidade de « Amtorgis » que significa « Cidade Real Mãe dos konis ».

A « Ilha de Akalli » teria sido possivelmente dedicada a « Kallirhõe » nome este que quer dizer: « A Raínha de Akalli » e por sua vez a palavra « Kalli » ( Kali – Cali, Cale ) significa: « Caminho ». Em espanhol ainda se usa a palavra « Calle » como rua (Camiño) e no etrusco é:« Caille ».

No local exacto em que principia a « Bética » ( Baetica ) e a 25 milhas da foz do Estreito Gades fica a « Ilha de Gades » ( Cádiz ), numa extensão de 12 milhas ao longo da costa, como afirma Políbio nos seus escritos. No lado voltado para Espanha, acerca de 800 m., situa-se uma ilha com 3 milhas de largura, onde se erguia a primitiva cidade de Gades.

Timaeus declara que à ilha maior se chamava « Kotinusa » ( Cotinusa ) devido às oliveiras que aí abundavam. Os romanos chama-lhe Tartesis ( Turtesis ); os cartagineses de « Gadir » palavra segundo a língua púnica quer dizer « Sebe », mas na língua ibérica o nome « Gadir » era a abreviação de « Gadeiron » (Escrito original de Eritheya).

Era também denominada de « Eritheya » devido aos Tirios primitivos antepassados dos cartagineses que se dizia terem vindo do « Eriteu » ou do « Mar Vermelho ».

Todavia as fontes que se vale Pomponio Mela, situa a ilha « Eritheya » não em «Cádiz» mas sim na « Lusitânia Romana » ao sul do actual Portugal, pertença antiga da Comarca de Niebla (Huelva).

Outra passagem afirma: La « Eritheya » la isla del acaso del Occidente, la « Tierra de Niebla » el Océano la mansión estigia, sustentada sobre « Columnas de Prata » aluden a esta Comarca.

O que é certo a palavra « Erithi » está escrita em caracteres alfabetiformes da língua Konii ao que parece, e tudo indica que esse nome original evoluíra para « Erithia » e depois para « Eritheia » ( Eritheya ), sendo esta denominação nativa da Ibéria, e não originária do nome « Eriteu » a pesar das semelhanças de ambos os nomes.

É de notar que este referido nome se encontra na Ibéria na sua forma primitiva original, sendo esse nome o da filha do « Gerión » um rei nativo ibérico, o qual provavelmente dedicara a uma ilha o nome de sua filha « Erithi ». Neste sentido não parece haver ligação alguma com os tirios antepassados dos cartagineses.

Já é hábito os investigadores tomarem as denominações nativas ibéricas, e de forma hipotética, afirmar serem originárias de outros povos.

Autor del artículo: Carlos Castelo. Epigrafista. Concelho de Lagôa, Algarve (Portugal).
(Fecha: 27-12-2005)

Traducir página a:

<= VOLVER ATRÁS

Este sitio usa Cookies. Más información.
Si continúa navegando en este sitio acepta su uso. Salir.


Ahora puede entrar aquí desde el móvil.
Contenidos: Copyright © Antecesores.com
(Todos los derechos reservados).
Motor Moviredes © 2013 Antecesores.com